BRACHIARIAS

Marandu / Brachiarão

Urochloa Brizantha

Alta produtividade e boa adaptação em diversas regiões. Se destaca dos demais materiais pela sua rusticidade e elasticidade no manejo com alta produtividade de forragem de boa qualidade. Esta gramínea se adapta a solos arenosos e argilosos, com acidez moderada. Este cultivar é a forrageira tropical mais plantada no Brasil.

Benefícios

Pecuária

Se destaca dos demais materiais pela sua rusticidade, adaptabilidade e elasticidade no manejo. Requer solos profundos, com boa drenagem no perfil e fertilidade média a alta, para garantir um bom estabelecimento e persistência da pastagem, com alta produtividade de forragem de boa qualidade e alta capacidade de competição a invasoras. A capacidade de suporte varia entre 1,5 e 2,4 UA/ha nas águas e entre 0,8 e 1,2 UA/ha na seca, em solos de média fertilidade e bem manejados.

É a melhor alternativa de forrageira resistente às cigarrinhas típicas de pastagens, como Notozulia entreriana, Deois flavopicta, D. incompleta, D. schach e Aeneolamia selecta. Apresenta resistência por antibiose, reduzindo a sobrevivência e prolongando a duração do período ninfal.

Agricultura

Material indicado para ILP e ILPF onde é utilizado em consórcio com anuais (milho, sorgo, milheto), para pastejo pós-colheita das culturas principais e ou produção de palhada para cobertura. Outra finalidade em culturas perenes, como o café, é o plantio na entrelinha, para conter erosão, perda de umidade e controle de plantas daninhas.

Esta gramínea se adapta a solos arenosos e argilosos, com acidez moderada, porém, não tolera condições de encharcamento.

Informações técnicas

Cultivar Urochloa brizantha cv. Marandu
Hábito de crescimento Cespitoso, Touceira
Exigência em fertilidade de solo Média
Tolerância à seca Média
Tolerância à acidez do solo Média
Época de florescimento Março
Tempo de formação 80 dias
Tolerância à pragas Média tolerância à cigarrinha-das-pastagens
Potencial produtivo 10 a 20 ton/MS/ha/ano
Proteína bruta na MS 8% a 10%